Academia ao Ar Livre

Academia ao Ar Livre

As Academias ao Ar Livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos, tais como praças, parques e complexos esportivos, com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população de forma gratuita. São voltadas para utilização de pessoas com idade acima de 12 anos, preferencialmente pertencentes à faixa etária de idosos (acima de 60 anos).

Estes espaços públicos proporcionam a prática de atividade física. Dessa maneira, combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças, tais como hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso e obesidade, estresse, e para a redução no número de internações e de medicamentos. Geram, assim, economia de recursos com tratamentos convencionais.

265
Quantidades de Academias Implantadas
6625
Valor total para implantação
31
Municípios Beneficiados
25
Valor por Unidade

Problema

Atualmente o sedentarismo é uma questão de saúde pública que demanda que o poder público desenvolva programas de promoção da saúde com foco na diminuição dos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis, tais como hipertensão arterial, diabetes, sobrepeso e obesidade, estresse, e de fomento à adoção de estilos de vida mais saudáveis pela população.

Soluções

Academias ao Ar Livre, com o objetivo de oferecer à população locais de atividades esportivas e práticas corporais acessíveis.

Os aparelhos são instalados em praças e locais públicos abertos, com o objetivo de proporcionar gratuitamente, além da prática de exercícios físicos, um espaço de lazer e interação social para as comunidades.
As prefeituras definem o local ou praça em que será instalada a Academia. Cabe também ao Município a preparação do terreno ou local para receber os equipamentos, bem como o profissional de Educação Física, devidamente registrado, que irá acompanhar o usuário.
As Academias servem também como espaços de convivência, lazer, cultura, socialização e prazer.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0